PROJETO DE DANÇA
ESCOLA MODELO MARIA DE
LOURDES R. JEREISSATI
TÍTULO
DANÇANDO E APRENDENDO
Juazeiro do Norte, 16
de Setembro de 2011
ESCOLA
MODELOMARIA DE LOURDES R. JEREISSATI
TITULO:
PROJETO DANÇANDO E APRENDENDO
INTRODUÇÃO
A criança
nasce, se desenvolve e cresce, conhecendo o mundo e vivenciando experiências,
para isto ela sempre usa o próprio corpo, usando esse meio de ação ela interage
e explora o espaço em que vive. Em todas as fases da infância e adolescência
observa-se a importância do corpo como forma de expressar suas emoções.
Dionísia (1995) confirma esta prática ao explicar que o movimento corporal é de
vital importância para o desenvolvimento da criança, esta autora ainda mostra o
valor psicológico do movimento a partir do momento em que a criança toma
consciência de si, de suas capacidades e de suas relações com outras pessoas.
Baseados nestas afirmações, nós que fazemos a Escola Maria de Lourdes R.
Jereissati decidimos criar um grupo de
dança na escola fazendo desta forma despertar em nossos alunos o gosto pela
arte.
OBJETIVOS
Com este projeto objetivamos integrar a dança
ao currículo escolar como complementação das aulas de recreação do 1º ao 5º ano
e de educação física do 6º ao 9º ano proporcionando assim não só o gosto pela
aprendizagem como despertar nas crianças e jovens a importância de se ter uma
boa postura, boa relação interpessoal, afetividade, organização,
responsabilidade e equilíbrio emocional como pontos fundamentais para saúde e
forma de vida em sociedade.
METODOLOGIA
·
Buscar
junto as Universidades que oferecem cursos de Ed. Física a possibilidade de
estagiários que possam colaborar com a escola apoiando assim nossa professora
de Educação Física que é a Coordenadora do Projeto;
·
Aulas, palestras e oficinas com
alunos, pesquisa sobre origens da dança e cultura popular principalmente
nordestina;
·
Visitas de observação em
localidades onde existem movimentos de expressão cultural;
·
Apresentação do grupo.
META
Levar
o projeto além dos muros da escola com resgate cultural mostrando a diferença existente
entre as gerações enfocando o valor humano, a saúde física e o respeito aos
mais velhos.
AVALIAÇÃO
Observar
o comportamento do grupo em relação à aprendizagem, disciplina, e iteratividade
com os demais colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário