quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO DANÇANDO E APRENDENDO


PROJETO DE DANÇA



ESCOLA MODELO MARIA DE LOURDES R. JEREISSATI




TÍTULO



DANÇANDO E APRENDENDO







Juazeiro do Norte, 16 de Setembro de 2011






ESCOLA MODELOMARIA DE LOURDES R. JEREISSATI

TITULO:

PROJETO DANÇANDO E APRENDENDO

INTRODUÇÃO

A criança nasce, se desenvolve e cresce, conhecendo o mundo e vivenciando experiências, para isto ela sempre usa o próprio corpo, usando esse meio de ação ela interage e explora o espaço em que vive. Em todas as fases da infância e adolescência observa-se a importância do corpo como forma de expressar suas emoções. Dionísia (1995) confirma esta prática ao explicar que o movimento corporal é de vital importância para o desenvolvimento da criança, esta autora ainda mostra o valor psicológico do movimento a partir do momento em que a criança toma consciência de si, de suas capacidades e de suas relações com outras pessoas. Baseados nestas afirmações, nós que fazemos a Escola Maria de Lourdes R. Jereissati  decidimos criar um grupo de dança na escola fazendo desta forma despertar em nossos alunos o gosto pela arte.

OBJETIVOS

Com este projeto objetivamos integrar a dança ao currículo escolar como complementação das aulas de recreação do 1º ao 5º ano e de educação física do 6º ao 9º ano proporcionando assim não só o gosto pela aprendizagem como despertar nas crianças e jovens a importância de se ter uma boa postura, boa relação interpessoal, afetividade, organização, responsabilidade e equilíbrio emocional como pontos fundamentais para saúde e forma de vida em sociedade.

METODOLOGIA
·        Buscar junto as Universidades que oferecem cursos de Ed. Física a possibilidade de estagiários que possam colaborar com a escola apoiando assim nossa professora de Educação Física que é a Coordenadora do Projeto;
·        Aulas, palestras e oficinas com alunos, pesquisa sobre origens da dança e cultura popular principalmente nordestina;
·        Visitas de observação em localidades onde existem movimentos de expressão cultural;
·        Apresentação do grupo.

META

Levar o projeto além dos muros da escola com resgate cultural mostrando a diferença existente entre as gerações enfocando o valor humano, a saúde física e o respeito aos mais velhos.


AVALIAÇÃO

Observar o comportamento do grupo em relação à aprendizagem, disciplina, e iteratividade com os demais colegas.



Nenhum comentário: